17 de fevereiro de 2016

7. Fim do subsídio do setor produtivo


O dinheiro é pequeno, mas uma forma de subsídios, são os financiamentos à fundo perdido, de projetos culturais, via Lei Rouanet. O dinheiro dos projetos culturais que beneficiam alguns poucos "ator e atrizes globais", faz parte do dinheiro que as empresas teriam que depositar nos cofres do Tesouro Nacional, em forma de Imposto de Renta. É uma pena que alguns poucos atores e atrizes tenham sidos "comprados" pelo Palácio do Planalto a troco de "subsídios". O ônus dos impostos sempre é sempre dos contribuintes, só para lembrar. 



Os subsídios de maneira geral, criam pessoas e empresas ineficientes. Os subsídios tornam empresas sem criatividade, e tem sido fatores da falta de "inovações tecnológicas" nas empresas brasileiras. As empresas brasileiras não conseguem competir em igualdade de condições com as empresas estrangeiras, porque já se acostumaram com os "subsídios" de toda forma. Um dos clássicos exemplos é a empresa JBS/Friboi dos Batista, que cresce e sobrevive de subsídios oferecidos pelas instituições financeiras oficiais.


A matriz econômica proposta passa necessariamente pela "desregulamentação" do setor produtivo e criação de "ambiente econômico", sem os "subsídios". O ambiente econômico que desenhamos, passa necessariamente pela política de juros e política cambial, administrados pelo Banco Central e passa ao largo dos subsídios às empresas. 

Nem é preciso dizer que a origem da crise econômica que passa o País, está na política monetária equivocada de sucessivos governos, nos últimos 21 anos. Verdade tem que ser dita, o Banco Central tem remado na contra-mão do desenvolvimento sustentável do País. Uma boa administração do câmbio, também um fator que dispensa o subsídio ao setor produtivo. 

Uma política econômica adequada, com administração de câmbio para tornar os produtos brasileiros competitivos no exterior e uma política monetária adequada dispensa os subsídios. Vamos lembar que o custo dos subsídios à poucas empresas ou a um determinado setor, será paga pelos contribuintes. Os subsídios é uma forma de transferência de renda dos pobres para ricos.

Fim dos subsídios deveria ser como um dos pilares da política econômica de qualquer governo no Brasil. 

Ossami Sakamori