17 de fevereiro de 2016

1. Brasil tem futuro,sim!


O Brasil tem uma das maiores extensões territoriais do mundo, a quarta do planeta. Não há no mundo, outro país que tenha 300 milhões de hectares de terras disponíveis para produção de alimentos. Para a nossa sorte, as terras produtivas estão localizadas no clima temperado, próprios para produzir grãos. O País tem potencial para produzir mais de 200 milhões de cabeças de gado e produzir mais de 1 bilhão de toneladas de grãos. O Brasil poderá se tornar o maior celeiro do mundo, no futuro. Isto não é sonho, é realidade! 



O Brasil possui uma das maiores províncias minerais do mundo, que vão desde petróleo, minério de ferro, minério de alumínio, minério de cobre, fosfato, minério de nióbio. O Brasil detém mais de 90% do cobiçado minério de nióbio do mundo. Nióbio produz metal a mais dura do planeta. Há quem afirme que o nióbio merece tratamento como questão de segurança nacional. No entanto, a matriz econômica equivocada, leva o País a ser mero exportador de commodities. Uma matriz econômica adequada, certamente, agregará valor aos produtos primários para auferir divisas tão necessárias para desenvolvimento sustentável do País.

Por outro lado, o Brasil tem o governo mais corrupto do mundo, medido em volume de dinheiro que circula no submundo da corrupção. Brasil também carrega um dos piores indicadores do desenvolvimento humano, o IDH. O País tem um dos piores índices de analfabetismo funcional do mundo. O país carrega o "custo Brasil" uma das maiores do mundo, além de carregar os piores atendimentos na área de educação, saúde e segurança pública. Estes são os desafios a serem enfrentados pelos futuros governantes. Como demonstrado acima, o País tem condições de promover desenvolvimento sustentável por várias décadas.

Os sucessivos governos, independente de partidos, tem sido incompetentes na administração de recursos públicos. O Brasil é talvez, o único país do mundo entre os 40 maiores economias, que não tem o seu Plano de Desenvolvimento Sustentável para o horizonte de curto, médio e longo prazo. O governo não planeja. O governo gasta mal. O governo desperdiça o pouco recurso que dispomos. A administração pública é marcada pelo "peleguismo" ao invés de "meritocracia". Isto tudo tem sido os fatores do "sub-desenvolvimento". Isto não pode continuar!

O Brasil tem praticado política econômica equivocada ao longo dos sucessivos governos. O País pratica política "neoliberal" com forte intervenção na economia. A origem das sucessivas crises econômicas, está na matriz econômica equivocada que é adotada pelos governos, além de incompetência generalizada na gestão pública. Será que o Brasil, nunca será um país sério?

Este quadro pode ser revertido? 

Sim, podemos e devemos reverter este "status quo". Há que quebrar o "establishment", a oligarquia de poucos que atende domina o poder público e direciona a política econômica que atende aos interesses de poucos. A nova matriz econômica propõe quebrar este paradigma. Está na hora do Brasil fazer planejamento econômico que, efetivamente, atenda a elevação do nível da renda da população e distribuição de renda que atinja a maioria.  O Brasil não pode continuar fazer transferência de renda dos 96% da população produtiva para os 4% de banqueiros e empresários "sangue-sugas" do dinheiro público. 

Trataremos em tópicos que se seguem, um "roteiro" para que os futuros governantes, "em querendo", poderão adotar como modelo de política econômica, com viés para o liberalismo econômico. Este espaço, não apresenta o modelo como terminado. Há que fazer estudo mais aprofundado para determinar os números que deverão nortear como objetivos a serem seguidos em cada setor. Há instituições brasileiras, felizmente, que poderão fornecer os dados para elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o País. 

Só mesmo governo incompetente que são incapaz de colocar o Brasil no cenário econômico mundial como 3ª potência mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Todos ingredientes para que isto aconteça o País tem. Afirmo que, no modelo clássico "neoliberal" não será alternativa correta para levar o País ao caminho do desenvolvimento sustentável. O Brasil precisa, urgente, eliminar o fosso (gap) que separa dos países desenvolvidos ou estaremos fadados a continuar disputando posições no fim da lista. 

Muitas pessoas estão deixando o País para fugir, não pelas condições econômicas, mas sobretudo pela vergonha de serem brasileiros. O Brasil está no fundo do poço ou perto dele. Pela experiência e conhecimento na área econômica global, posso afirmar com convicção de que o País tem potencialidade para crescimento sustentável. No entanto, quebrar paradigma arraigada por décadas será condição indispensável para trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável. 

Brasil tem futuro, sim !

Ossami Sakamori